Crianças e adolescentes participaram de ação do CRAS com conscientização.

Sem Segredos: Palmeira une crianças e adolescentes por combate ao Abuso e Exploração Sexual

Iniciativa do CRAS levou conscientização e informação a alunos das redes municipal e estadual de ensino

Valorizar a proteção e o bem-estar de crianças e adolescentes. É com este objetivo que Palmeira foi palco, na quinta-feira, dia 10, de um evento comovente. A Praça Jânio Carlos Schumacker Xavier, no Centro da cidade, se encheu de esperança e conscientização com uma peça teatral especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

A iniciativa, organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Educação, trouxe à vida o espetáculo “Nosso Segredo”, apresentado pela renomada Companhia de Teatro Xebebéu. E não foram apenas os atores profissionais que brilharam no palco, mas também os alunos de todas as escolas da rede municipal e estadual, que totalizaram cerca de 400 crianças e adolescentes.

Ao longo do dia, foram realizadas quatro apresentações, divididas em dois períodos, considerando as diferentes faixas etárias dos participantes. Cada momento foi marcado pela magia do teatro, que despertou emoções, fez o público refletir e proporcionou sorrisos através da participação de palhaços.

Após o término da peça, os atores ainda reservaram um momento especial para entregar a cada participante uma cartilha informativa sobre o tema. Essa ação visa fornecer conhecimento e conscientização, fortalecendo a proteção das crianças e adolescentes contra qualquer tipo de violação.

Reflexão é primordial para o desenvolvimento das crianças e adolescentes

Eliane Coelho, Secretária de Assistência Social, destacou a importância de abordar esse tema de forma lúdica, trazendo reflexão às crianças e adolescentes. Além disso, ela agradeceu a parceria com a Secretaria de Educação, os gestores escolares e a Diretora da Escola Estadual, enfatizando a união de esforços para a construção de um ambiente seguro e saudável para todos.

“Um dos papéis do CRAS é proporcionar espaços de reflexão coletiva sobre diversos temas, entendendo que muitas demandas individuais podem ser mais bem compreendidas quando compartilhadas em grupo. A prevenção é fundamental e o CRAS está pronto para encaminhar qualquer situação que viole os direitos de qualquer cidadão”, ressaltou Ingrid Farias de Liz, coordenadora do CRAS.

“Foi um dia marcado pela conscientização, solidariedade e envolvimento, e Palmeira mostrou mais uma vez seu compromisso em proteger e garantir o pleno desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. Através da arte e da educação, estamos iluminando nossa cidade com sorrisos, e estamos construindo um futuro seguro e livre de abusos para as próximas gerações. Parabéns ao CRAS e todos os envolvidos”, finalizou a prefeita.

::Veja fotos das apresentações, clicando aqui::